Depois de tentar muitas receitas da internet e nenhuma deu certo, fiz a minha moda e deu muito certo. Ficou a casquinha crocantíssima por fora e muito macio por dentro.
Em uma tigela funda coloque duas xícaras de farinha bem branca, de preferência aquela para pastel, acrescente 10 gramas de fermento biológico granulado, 1 pacotinho, e misture bem na farinha. Faça um buraco no centro e acrescente duas colheres sopa rasas de açúcar e uma colher sopa bem rasa de sal.
Aos poucos vai colocando água morna e mexendo com uma colher, usei de silicone mas pode ser de pau, quando a massa estiver num ponto um pouco mole, não coloque mais água e vai mexendo com a colher até incorporar bem, ela vai ficando um pouco mais firme. Deixe crescer por uma hora na tigela bem tampada, com papel filme, ou a tampa da própria tigela se tiver.
Após uma hora a massa deverá estar bem crescida. Com a mão levemente umedecida em água, faça 20 dobras na massa, de fora para dentro, sem sovar. Deixe crescer por 15 minutos. Novamente faça as 20 dobras de fora para dentro, e deixe crescer por 15 minutos. Repita esse processo por 5 vezes. Após a quinta vez das dobras, a massa estará lisa e uniforme.
Coloque em uma panela ou forma com tampa que possa ir ao forno, untada e enfarinhada, deixe crescer por mais uma hora. Após isso, faça cortes na massa com uma lâmina bem afiada, com desenhos que você preferir, polvilhe um pouco de farinha por cima e leve ao forno frio, regulando a temperatura para 180 graus e asse por 1 hora, depois disso tire a tampa e deixe por mais 12 minutos no forno a 180 graus para dourar.
E bom apetite.
Nenhum comentário:
Postar um comentário