Cozinhar é uma química que dá prazer
Nem todas as pessoas param para pensar no que acontece na hora que se prepara uma comida, seja ela qual for. Uma pequena ou grande quantidade, tanto faz, o resultado é o mesmo. A transformação de vários produtos em um só, pelo fogo ou pelo gelo. É a mágica química que traz felicidade a quem faz, e a quem aproveita na mesa o resultado obtido nessa transformação.
Cozinhar é a química do bem.
......................................
Dica para limpeza de forno/tampo/queimadores de fogão
No fogão que a gente usa diariamente para assar carne, fazer frituras e tudo mais, às vezes deixamos derramar molhos, caldos ou outros no tampo de inox ou no forno. Se não limpamos na hora do acontecido, sempre ocorre aquele desagradável queimado que tanto deixa feio nosso utensílio mais querido. Para a limpeza desses queimados, tanto na parte inox, como vidros e metais, podemos utilizar muitos produtos, mas o que realmente dá resultado é o sapólio liquido, aquele com limão. Sim, simples assim. Com uma bucha normal de lavar louças, umedecida com água, aplicar o sapólio esfregando bem. Depois é só retirar o sapólio com água e um pano limpo. Talvez seja necessário deixar um pouco de molho ou passar mais de uma vez., mas dá certo, com certeza. Para dar brilho, use vinagre. Vai ver que tudo vai ficar limpo e brilhante.
..................................
Dicas para escolha de um bom azeite de oliva
Várias pessoas me perguntaram qual é o melhor azeite.
Em meu critério, apreciadora de azeite que sou, o melhor é aquele que faz você fazer "hummmm, que delicia". Ele deixa na ponta de sua língua um delicioso adocicado, e na parte de trás da boca fica ardidinho. Isso vai depender de cada paladar. Pois cada pessoa tem sua maneira de apreciar as coisas. Uma gosta de chocolate, outra não. Assim acontece com o azeite de oliva. Alguns gostam deles bem ácidos, outros não.
Mas, mesmo assim, existem variações na produção de cada marca desse badalado produto. Vai depender da azeitona utilizada, pois como a uva, tem várias espécies, e ainda conta muito o local da produção. O solo, o frio, o calor, a maneira do cultivo. Por isso existe tanta diversidade nas prateleiras de mercados.
Nem sempre o mais caro é o melhor. Nem o de baixa acidez. Já provei uma infinidade de marcas, por isso posso dizer com certeza. Gosto mais dos que têm acidez abaixo de 0,3%. Conheço pessoas que gostam dele com acidez acima de 0,5%.
Para você saber se gosta de um azeite, pois é aí que mora a verdade do melhor, pegue um cálice de licor e coloque meio cálice daquele que você escolher. Aqueça com a temperatura das mãos por trinta segundos. Coloque na boca sorvendo com rigor. Deixe dissolver na boca. Seu paladar vai dizer se gosta ou não.
Os azeites produzidos na região do Mediterrâneo são os melhores para quem tem colesterol e triglicérides altos. Porém, é absolutamente necessário que sejam envasados na origem. Pois os que são importados e engarrafados longe de sua produção, perdem muito de seu valor.
O azeite deve ser sempre bem jovem.
Verifique a data de produção e a validade.
Se já estiver próximo do vencimento, não compre. O azeite velho já perdeu todo o benefício que poderia trazer para sua saúde.
Também é importante que seja envasado em vidro escuro. Protegido da luz e do calor.
Nunca armazene próximo de fornos, microondas e onde incida luz solar. É recomendável guardar a garrafa dentro de latas bem fechadas. Alguns produtos já vem com uma embalagem assim.
Após aberta a garrafa, consuma até três meses.
Não compre com mistura de outros produtos. Procure sempre os produzidos unicamente com azeitonas.
As melhores azeitonas são:
São atitudes fáceis de seguir para ter um produto bom até seu consumo final.
Mais uma dica: compre embalagens menores para consumir mais rápido.
Mais uma dica: compre embalagens menores para consumir mais rápido.
.....................................................
Dica para fazer um lindo bife
Se você costuma fazer bagunça de gordura na cozinha quando frita bife, siga estas dicas da minha amiga Cilene (chefe de cozinha), que acabou com meu pavor de colocar na panela um pedaço de carne para fritar.
Use uma panela com antiaderente e mais funda. Não use óleo na panela. Ao temperar os bifes acrescente todo o óleo que você colocaria na panela e esfregue as peças até elas absorverem. Deixe descansar por alguns minutos. Aqueça bem a panela e coloque um bife por vez. Deixe fritar bem de um lado antes de virar para o outro. Não aperte a carne com o garfo ou colher enquanto estiver fritando porque ficará duro, não importa a carne que use.
Para uma comidinha leve, sirva com legumes ou salada. O da foto servi com cenoura, ervilhas, brócolis, vagem, milho verde, cogumelos paris e temperinhos verdes.
Quer tentar?
.............................................
Dica para fazer um bom suspiro em casa
Deixe as claras fora da geladeira até ficarem em temperatura ambiente.
Acrescente antes de bater as claras, um pouco de raspas de casca de limão siciliano. (zesto)
Bata bem as claras antes de colocar o açúcar. Coloque três colheres (sopa) bem cheias de açúcar por clara.
Bata por dez minutos na batedeira até ficar bem firme e liso.
Asse em forno 130 graus por trinta e cinco minutos.
................................................
Nenhum comentário:
Postar um comentário